quinta-feira, 13 de agosto de 2015

                O papel da inclusão digital na educação musical



Na atual sociedade da informação, os valores se transformam e as necessidades evoluem.
Por meio de ferramentas que facilitam ao homem o seu desenvolvimento, os sistemas de informação utilizam a informática e as telecomunicações como instrumentos para melhorar a e facilitar a vida do indivíduo.
Destacar a importância da revolução tecnológica é também reconhecer uma associação bem sucedida, dos progressos das novas tecnologias de comunicação e informação, para se dar um melhor aproveitamento das informações e dos conhecimentos desenvolvidos.
O desenvolvimento das tecnologias acarretou uma revolução nas comunicações e nos fluxos de informação.
Os progressos das tecnologias de comunicação e informação acarretam na possibilidade de mudança, nos diversos campos do conhecimento humano. Esta tecnologia computacional esta gerando também uma revolução no processo ensino aprendizagem.
Além dos diferentes tipos de abordagens de ensino que podem ser alcançadas através do computador, existem inúmeros programas desenvolvidos para auxiliarem o processo de ensino aprendizagem.
No espaço musical, a tecnologia, juntamente com a internet, pode se tornar um excelente recurso para melhoria  e auxílio no processo de aprendizagem musical.   .
Esta revolução digital proporciona recursos e numerosas possibilidades para que se possam alcançar objetivos característicos no ensino de música, gerando motivação e criação.
A educação musical tem passado por uma série de transformações, ou seja, a tecnologia  esta se inserindo na  transformação dos conceitos educacionais, com  novas perspectivas pedagógicas, levando o educador musical á reflexão sobre as novas  possibilidades
Com a adesão entre música e tecnologia, surge também a oportunidade de empregar ferramentas que admitem várias formas para o envolvimento e concepção do fazer musical, principalmente por meio da apreciação, execução e composição.
Todo o processo de educação musical se modifica com a disposição de tantos programas e aplicativos disponíveis.
Com tantas possibilidades tecnológicas, se abrange o crescimento de multiplicidade do desenvolvimento musical na mistura de gêneros e estilos musicais.
Para o educador musical, os programas de computador devem ser vistos como mais uma possibilidade para auxiliar na prática do ensino. O professor deve analisar as formas mais apropriadas no emprego destas ferramentas para expandir o ambiente de ensino e  aprendizagem. Cabe ao docente a missão de conhecer e  absorve tudo aquilo que poderá auxiliá-lo em sala de aula.
Dentre as inúmeras possibilidades de aproveitamento da tecnologia no fazer musical, podemos citar:
  • *      O uso de software musical em geral;
  • *      Edição de arquivos de sons;
  • *      Editores de partituras;
  • *      Editores de áudio e vídeo;
  • *      Sequenciadores MIDI;
  • *      Programas de treinamento auditivo;
  • *      O uso de recursos multimídia;
  • *      Programas de síntese sonora;
  • *      Programas para moldar o som e a imagem, entre outros.

Como educadora musical, o uso de software tem sido essencial em minha caminhada pedagógica.
Os editores de partitura vêm simplificando o trabalho além da redução do tempo. Enquanto outrora eu levava dias para conseguir editar uma partitura com papel, lápis e borracha, atualmente, com o programa editor de partituras  MuseScore, este tempo foi reduzido para apenas algumas horas.
Com este programa, o processo de criação e edição é simplificado, facilitando a codificação da ideia musical na composição. Trechos musicais podem ser alterados, copiados e excluídos a qualquer momento. Este software também pode ser empregado em aulas de técnicas interpretativas e harmonia.
Assim, é essencial para o educador musical estar preparados para se habituar e interagir com as novas tecnologias em seu contexto, se ajustando com a facilidade aperfeiçoamento desta resolução digital, essencialmente favorável para a metodologia do ensino da música.


 Referências bibliográficas:

Schramm, Rodrigo.Tecnologias aplicadas à Educação Musical . Disponível em: file:///C:/Users/cliente/Downloads/13700-46830-1-PB%20(2).pdf. Acesso em: 10/08/2015
Tecnologia e ensino-aprendizagem musical na escola. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECOA-7KGPLD/texto_tese_pdf.pdf?sequence=1. Acesso em: 10/08/2015

Os avanços tecnológicos e a sociedade. Disponível em: http://anarquismoefilosofia.blogspot.com.br/2011/06/os-avancos-tecnologicos-e-sociedade.html. Acesso em: 10/08/2015

Nenhum comentário :

Postar um comentário